segunda-feira, 13 de julho de 2009

OS CARIMBOS IMPERIAIS DE OURO PRETO - PARTE I.

OS CARIMBOS IMPERIAIS DE OURO PRETO, por Everaldo Santospublicado originalmente no Boletim da Exposição Vila Rica' 95 (paginas 14 a 19).

Considerando a importância de Ouro Preto na história postal brasileira esperar-se-ia que sua carimbologia rivalizasse, em riqueza, com Diarnanlina, Pelotas, Campinas, São Paulo, e porque não, até com o Rio do Janeiro. Contudo este não é o caso. Não diria que decepciona, mas, tampouco corresponde ao que o estudioso espera. Para o Brasil, Ouro Preto representa: turisino, férias e história. Tiradentes (Mártir da Independência), ouro, pedras preciosas e Escola de Minas. Primeiro produtor de alumínio do Hemisfério Sul. Tutu de feijão, frango com quiabo e pão do queijo. Aleijadinho e monumentos históricos tombados. Capital da Provincia de Minas Gerals até 1897, e, muito mais. Para a nossa História Postal do Império, Ouro Preto representa: povoação formada desde o Século XVI. Villa Rica desde 8 de julho do 1797 e Ouro Preto a partir do 1822. Centro de distribuição das malas postais de toda a Minas Gerais. Ramal da Estrada do Ferro Dom Pedro II desde 23 de julho do 1889. Capital da Provincia de Minas Gerais até 12 do dezembro do 1897. E, muito, muito mais. Pelo resumo exposto é fácil deduzir que a História Postal de Ouro Preto, data, pelo menos, do Século XVIII. Nosso historiador e colocionador Irari Rosário tem, por exemplo, uma carta do Rio de Janeiro à então Villa Rica, que lá chegou em 18 de julho do 1779 (obviamente sem qualquer marca postal). Seguramente, a troca de correspondência com nossa Villa Rica pelo Correio Particular foi muito ativa, mesmo antes do alvará de 20 de janeiro de 1798, o qual estabelecia o Correio Administrado pelo Estado. Foi, contudo, só a partir deste mesmo ano que os carimbos começaram a ser usados nas correspondências brasileiras. Entremos, então, na Carimbologia deste marco da História Postal Brasileira.
PRIMEIRO CARIMBO (Fig.1)Obviamente rezava Villa Rica. Infelizmerne só uma peça é conhecida com o mesmo. Tudo leva a crer que foi usado de 1798 ou 1799, até aproximadamente 1820.


PRIMEIRO CARIMBO (Fig.1). Obviamente rezava Villa Rica. Infelizmerne só uma peça é conhecida com o mesmo. Tudo leva a crer que foi usado de 1798 ou 1799, até aproximadamente 1820.


FIG 1. CARIMBO PRECURSSOR.

SEGUNDO CARIMBO (Fig.2)Já bem mais comum, e, dele são conhecidas peças desde 1826 até 1835. Foi, segurarnente, fabricado só após 20 de março de 1823, data em que o nome da cidade foi ratificado por Carta Imperial, a qual legitimava a denominação de Cidade Imperial.


FIG 2. CARIMBO PRECURSSOR.

TERCEIRO CARIMBO (Fig.3)Este carimbo, em pouco difere do anterior. A letra inicial transforma-se de um "J" estilizado, em um verdadeiro "I", de Imperial. 0 ponto existente entre Ouro e o Preto desaparece. É conhecido de agosto de 1835 até agosto de 1842. Deste também conhecem-se muitas peças; obviamente, todas ainda antes do aparecimento dos selos Olhos-de-Boi. São, portanto, cartas sem selos, chamadas por alguns de Pré-Filatélicos e por outros de Precursoras.

FIG 3. Carimbo utilizado como precurssor e posteriormente ao lançamento dos primeiros selos adesivos.

QUARTO CARIMBO (Fig.4)Este carimbo foi usado em concomitância com o terceiro. Dele são conhecidas quatro peças. De 9 de julho de 1836, de 25 de dezembro de 1836, uma de 1837 e de 20 de maio de 1839. É portanto uma das raridades de Ouro Preto.


FIG 4. Carimbo linear com cercadura.



FIG 5. Carimbo circular datador primitivo.



FIG 6. Carimbo circular datador tipo francês.



FIG 7 . Carimbo circular sem ornamento.

OITAVO CARIMBO A partir de 1886, aparece outro carimbo circular rezando OURO PRETO (MINAS), já bem mais comum.
OS CARIMBOS MUDOS (Fig.8)Como dissemos linhas acima, os mudos eram usados para obliterar os selos quando os carimbos do tipo francês não o faziam. Embora os Agentes dos Correios de Ouro Preto não tivessem tido a mesma criatividade dos de Diamantina, cerca de meia dúzia de mudos são perfeitarnente indentificáveis como sendo de Ouro Preto. 0 primeiro e mais importante mudo de Ouro Preto não deveria nem ser charnado de mudo. É a famosa "FORMIGA", que muitos denominam de MOSCA, da qual conhecem-se poucas peças datadas de 1867 e 1868. Depois da F0RMIGA. aparecem dois tipos de carimbos muito característicos classificado pelo Paulo Aires sob o número 611 e um outro muito semelhante com o número 643. Do prirneiro, só o vimos sobre a série dos Dom Pedro, Barba Preta. O segundo aparece sobre as três séries dos Dom Pedros, gravados e impressos pela American Bank Note.Da década de 1870 e princípios de 80, aparecem quatro ou cinco tipos de mudos de pontos irregulares inexpressivos sempre usados em conjunto com os do tipo francês. De 1855 conhecemos um estranho carimbo de 14 pontos alinhados quase paralelamente em duas fileiras de 7 pontos cada. Catalogado pelo Paulo Aires sob o número 289. E possível que o leitor tenha evidências de outros carimbos mudos.

FIG 8. Carimbos Mudos.

CARIMBO AMBULANTE (Fig.9)Ouro Preto foi também uma Estação da Estrada de Ferro Dom Pedro II (hoje E. de F. Central do Brasil). Portanto, teve seu Carimbo Ambulante. Por sinal, raríssirno. Nele lê-se "CORREIO AMBULANTE RAMAL OUROPRETANO" .

OS CARIMBOS IMPERIAIS DE OURO PRETO - PARTE II.


CARIMBO REGISTRADO (Fig.10) O único carimbo registrado que identificamos como de Ouro Preto é um grande de formato elíptico, quase sempre usado em conjunto com carimbo circular descrito como oitavo carimbo. Pela importância de Ouro Preto este carimbo deveria ser encontrado mais comumente e não o é.


SELO - VAQUEIRO.


SELO - COSTUREIRA.


HISTÓRIA POSTAL DO BRASIL, POR RUBEM PORTO JR.

HISTÓRIA POSTAL DO BRASIL por Rubem Porto Jr. (adaptação a partir de material disponível no website www.correios.com.br.

O desenvolvimento da História Postal corresponde ao crescimento e à transformação histórica do próprio País, razão pela qual o conhecimento dos principais fatos ligados à implementação e ao desenvolvimento dos serviços postais fornece um panorama do desenvolvimento histórico brasileiro. Do surgimento dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo que aproxima as pessoas e de instituição respeitável que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de desenvolvimento do País, buscando o progresso para os seus serviços prestados à sociedade.PERÍODO COLONIALCom a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País a ual, escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao Rei de Portugal, relatava com notório entusiasmo o descobrimento de uma nova terra. Com este acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página do urgimento dos correios no Brasil. Os primórdios dos serviços postais no Brasil-Colônia reportam-se aos correios em Portugal e à sua atuação neste novo território. Durante os primeiros tempos da colonização do Brasil, os portugueses não dispunham de um sistema postal bem organizado, tendo, inclusive, que recorrer ao de nações vizinhas. Nem a criação do Correio-mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveu o problema de ligação postal entre a nova terra e a metrópole. Deste modo, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil-Colônia fez com fossem instituídos, definitiva e oficialmente em 1798, os Correios Marítimos e, anos mais tarde, com que surgissem preocupações de maior expansão dos serviços para o interior da Colônia.A chegada da família Real ao Brasil abriu caminhos para que o serviço postal pudesse melhor se desenvolver. Deste evento resultaram o progresso comercial, a elaboração do 1º Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos correios marítimos e a emissão de novos decretos. Período, posteriormente, bastante conturbado por lutas pela independência do País, serviu de palco para que os correios desempenhassem um papel valioso como meio importante de comunicação entre aqueles que ansiavam por separar a colônia da metrópole e trabalhavam para isso.1500É escrita por Pero Vaz de Caminha uma carta ao Rei de Portugal, narrando as características da terra recém-descoberta. Essa carta ficou conhecida como Carta de Caminha, que é considerada a Certidão de Nascimento do Brasil, por ser o primeiro documento oficial sobre o País. A Carta de Caminha se encontra atualmente guardada na Torre do Tombo, em Lisboa/Portugal. 1520Luiz Homem, por carta régia de 6 de novembro, recebe do Rei D. Manuel I o privilégio da exploração do serviço postal em Portugal, sendo nomeado para o cargo de 1º Correio- mor do Reino (1520/1532).1532Com a morte de Luiz Homem é feita a nomeação de Luiz Afonso para o cargo de 2º Correio- mor do Reino (1532/1575 ). É criada a vila que daria origem à Cidade de São Vicente/SP.1534O Rei D. João III estabelece nos domínios do Brasil o regime de Capitanias Hereditárias, estabelecendo limites, jurisdições e estimulando o surgimento das primeiras povoações, que dariam origem a cidades como Olinda/PE, Ilhéus/BA, Porto Seguro/BA, Vila Velha/ES, Santo André/SP e Angra dos Reis/RJ.1548D. João III cria, em 17 de dezembro, o Governo-Geral do Brasil, com sede na então Capitania da Bahia. 1549É instalada em Salvador/BA a sede do primeiro Governo-Geral do Brasil, tendo como governador Tomé de Souza. Salvador torna-se dessa forma, a 1ª Capital do País.1554Os jesuítas fundam, em 25 de janeiro o Colégio São Paulo, que daria origem à Cidade de São Paulo. 1565 Estácio de Sá, sobrinho de Mém de Sá, terceiro Governador-Geral do Brasil ( 1557/1572 ), funda em 1° de março a Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se tornaria a 2ª Capital do País.1573O Rei D. Sebastião divide o Brasil em dois governos : o do Norte com sede em Salvador e o do Sul com sede no Rio de Janeiro, o que perdurou até 1577, com a unificação dos governos na sede da Bahia.1575O Rei D. Sebastião nomeia Francisco Coelho, por carta de 20 de setembro, 3º Correio-mor do Reino ( 1575/1579 ). 1579Com o falecimento de Francisco Coelho, Manoel de Gouvea, seu genro, é nomeado, conforme disposto na Carta Régia de 27 de julho, o 4º Correio-mor (1579/1598).1606Após a morte de Manoel de Gouvea (1598) o ofício de 5º Correio-mor do Reino ( 1606/1607 ), nos termos da Carta passada aos 19 de julho, é conferido ( vendido, neste caso ) pelo Rei Felipe III de Espanha e II de Portugal a Luiz Gomes da Matta, após um período de oito anos em que não houve alvará para exploração do serviço.1607O ofício de 6º Correio-mor do Reino ( 1607/1641 ) é transferido para Antônio Gomes da Matta, filho de Luiz Gomes da Matta. 1663 O dia 25 de janeiro, data da nomeação do Alferes João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio da Capitania do Rio de Janeiro - quando então se originaram os Correios-mores no Brasil - é considerado a data inicial da instituição da atividade postal regular no País. Essa nomeação foi feita pelo 7º Correio-mor do Reino ( 1641/1674 ) e 1º Correio-mor das Cartas do Mar, Luiz Gomes da Matta Neto. Por essa razão, o dia 25 de janeiro é até hoje comemorado como o Dia do Carteiro. 1669Bartolomeu Fragoso Cabral é nomeado Correio da Capitania da Bahia em 15 de maio, por Luiz Gomes da Matta Neto. 1674Duarte de Souza Coutinho da Matta, filho de Luiz Gomes da Matta Neto é nomeado o 8º Correio-mor do Reino (1674/1696) e Correio-mor das Cartas do Mar, inclusive para o Brasil, conforme Carta Régia de 23 de fevereiro de 1962.1696 Luiz Victório de Souza Coutinho da Matta , filho de Duarte de Souza Coutinho da Matta, é nomeado o 9º Correio-mor (1696/1735 ), cabendo à sua mãe e tutora, Da. Izabel Caforo, a administração inicial dos serviços postais, uma vez que a maioridade, àquela época, só era alcançada, para fins de herança, aos 25 anos de idade. Da. Izabel Caforo é, portanto, a 1ª mulher a administrar os serviços postais no Brasil.1710Antônio Alves da Costa é nomeado para o cargo de Correio da Capitania do Correio do Rio de Janeiro.1735É nomeado para o ofício de 10º Correio-mor do Reino ( 1735/1790 ), José Antônio de Souza Coutinho da Matta, filho de Luiz Victorio, ficando seu tio Tomás Caforo responsável pela administração dos Correios durante a sua menoridade. 1773É estabelecida, em 1º de setembro, a primeira comunicação postal terrestre entre São Paulo e o Rio de Janeiro. 1790É nomeado o 11º e último Correio-mor (1790/1801), Manuel José da Maternidade de Souza Coutinho da Matta, filho de José Antônio, tendo seu tio Duarte de Souza Coutinho como responsável pelos Correios durante a sua menoridade. 1797O ofício de Correio-mor do Reino e Domínios é extinto e reincorporado à Coroa por intermédio de Alvará de 16 de março.Com a nomeação de D. Rodrigo de Souza Coutinho, para o cargo de Ministro de Estado da Marinha e Ultramar , é constatada a necessidade de o estado reivindicar para a Coroa a Administração dos Serviços Postais , sendo empossado como 1º Diretor dos Correios o cidadão Luis Pinto de Souza.1798Pelo Alvará de 20 de Janeiro de 1798 é instituído o processo de organização postal dos Correios Terrestres e estabelecida a ligação postal marítima regular entre o Brasil e Portugal (Rio de Janeiro e Lisboa, inicialmente). Instala-se no Rio de Janeiro a Administração do Correio, que teria funcionado no Paço Real, junto às instalações do Tribunal da Relação e da Casa da Moeda, onde eram distribuídas as cartas que chegavam de Portugal, tendo como administrador Antônio Rodrigues da Silva. É regulado o Serviço Postal Interno que teve início com a criação da primeira agência postal brasileira do interior na cidade de Campos-Rio de Janeiro.1799 É criado, em 1º de abril, o Regulamento Provisional para o Novo Estabelecimento do Correio, estabelecendo Administrações terrestres e ultramarinhas. O cálculo dos portes fica estabelecido com base no peso da correspondência e na distância percorrida para a entrega.1801É criado o serviço de Caixas Postais. São instituídos o serviço de registrados para o interior e a fixação de taxas de acordo com as distâncias.1805Proclamado em Lisboa, em 8 de abril, o decreto que institui a Nova Regulação de Correio.PERÍODO IMPERIALDurante seu reinado, D. Pedro II teve um papel de destaque na promoção do desenvolvimento dos serviços postais. Regulando o correio para todas as províncias e dando ao brasileiro a oportunidade de maior informação, com a concessão de franquia postal a todos os jornais, revistas e livros, nacionais e estrangeiros, o Imperador legou a seu herdeiro um correio brasileiro bem mais organizado.Nesse mesmo período, no qual foi criado o 1o selo do mundo e lançado o 1o selo brasileiro, o Olho-de-Boi, grandes transformações determinaram novo progresso nas comunicações em todo o país, tendo como grande trunfo a implantação do telégrafo elétrico na Corte.1808A Família Real Portuguesa, acompanhada de comitiva de 15.000 pessoas, chega ao Brasil em 7 de março e o País passa da condição de Colônia à de sede do Governo Português, estabelecido no Rio de Janeiro. Estabelecida , no mês de julho, a ligação marítima entre a Inglaterra e o Brasil. A partida inaugural, com destino ao Rio de Janeiro - passando pela Ilha da Madeira, por Pernambuco e pela Bahia - se deu no Porto de Falmouth, em 14 de julho, pelo navio Walsingham, comandado pelo Capitão Roberts, e fez com que o Brasil substituísse o antigo serviço de correio marítimo com a Inglaterra, até então feito com Lisboa, em face da suspensão temporária ocasionada pela invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o que teria ocasionado a vinda da Família Real para o País.O Regulamento Provisional da Administração Geral dos Correios da Coroa e Província do Rio de Janeiro, 1º Regulamento Postal do Brasil, é instituído em 22 de novembro , por D. Fernando José de Portugal, Marquês de Aguiar.1812Expedido, em 23 de setembro, o Aviso que fixa portes e determina a nomeação dos Agentes de Correios.1817Instituído um correio regular entre São Paulo e o Rio Grande do Sul.1818D. João VI é aclamado Rei de Portugal em 6 de fevereiro.1820Instituído um correio regular com Minas Gerais e Mato Grosso.1822O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro e o Patrono dos Carteiros no Brasil, entrega a D.Pedro I, no dia 7 de setembro, às margens do Riacho do Ipiranga, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, D. Pedro reage às imposições da Corte e declara no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a este importante momento histórico do País.1828José Clemente Pereira, Ministro e Secretário dos Negócios do Império, apresenta a proposta de reorganização dos serviços postais, formalizada pelo Decreto de 30 de setembro.1829Em complemento ao decreto do ano anterior, é determinada por D. Pedro I, pelo Decreto de 5 de março, a unificação de todas as linhas postais então existentes numa Administração- Geral da Corte, bem como a criação de Administrações Provinciais nas capitais das Províncias.1840Rowland Hill cria na Inglaterra o 1º selo postal adesivo, o Penny Black, como parte da Reforma Postal Inglesa, fazendo com que o pagamento da correspondência seja feito pelo remetente e não pelo destinatário, como ocorria até então, servindo o selo como comprovante desse pagamento.1841Inicia-se o Segundo Reinado com a coroação de D. Pedro II em 17 de julho de 1841.1842É autorizada a emissão de selos postais no Brasil pelos Decretos 254 e 255, de 29 de novembro.1843Em 1º de agosto, são emitidos os primeiros selos postais brasileiros, denominados Olhos-de-Boi, nos valores de 30, 60 e 90 réis. Por essa razão, neste dia, no Brasil, comemora-se o Dia do Selo.1844São criados o corpo de carteiros e o de condutores de malas e o sistema de entrega de correspondências a domicílio.1845São instaladas as primeiras caixas de coleta do Império, no Rio de Janeiro. Uma nova emissão de selos denominados "Inclinados" é lançada.1852Por determinação de D. Pedro II, procede-se à instalação do Telégrafo no Brasil. A primeira ligação oficial ocorre entre o Quartel-General do Exército, no Rio de Janeiro, e a Quinta da Boa Vista.1861É criada a Secretaria do Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, à qual se vinculam os Correios Terrestres Marítimos. Promulgadas convenções que regulamentam as trocas de correspondências com estados Estrangeiros.1865É criado o Serviço de Vales Postais.1866Os selos passam a representar a efígie de D. Pedro II, sendo os primeiros selos picotados.1872São lançados os primeiros cartões postais ilustrados.1877 O Brasil adere ao Tratado relativo à criação da União Geral dos Correios, celebrado em Berna - Suíça em 1874.1878Surge o selo auri-verde, primeiro selo postal em duas cores: verde e amarelo.1879A União Geral dos Correios passa a se chamar União Postal Universal.1880São criados os bilhetes postais.1882É editado o Guia Postal do Império do Brasil.1888Promulgação do último Decreto Imperial que promovia uma nova reforma nos serviços postais do Brasil.PERÍODO REPUBLICANONo mesmo ano da Proclamação da República, em 1889, surgia o primeiro Museu Postal Brasileiro. Tempos depois, a nação unia-se a outras do continente em um Congresso, formando o embrião da futura União Postal Sul Americana. A aquisição de novas máquinas, ampliação da área de ação interna e externa, a evolução dos transportes e a implantação do Correio aéreo marcaram esse período de notório desenvolvimento dos Correios que puderam expandir seus serviços às populações de todas as regiões do País, contribuindo enormemente para a integração nacional.1889É criado o primeiro Museu Postal Brasileiro.1890A repartição Postal passa ao Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos.1893É criado o Ministério da Indústria, Viação e obras Públicas, ao qual ficam subordinados os Correios e Telégrafos.1900O Brasil dá início ao serviço de "colis-postaux" (encomendas internacionais). É emitida a primeira série de selos comemorativos, alusiva ao 4º Centenário do Descobrimento do Brasil.1901São emitidos os vales internacionais.1907É editado o 1º Guia Postal.1909A Repartição Postal passa ao Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas.1911É criada a União Postal Sul-americana. Inaugurado um novo serviço postal-telegráfico: o Pneumático.1917Instala-se, durante a 1ª Grande Guerra, a censura postal , a qual seria extinta em 1919.1921O transporte de malas postais por via aérea passa a ser aceito. Entram em operação os Graff Zeppellin - dirigíveis que sobrevoam regularmente os céus do Brasil transportando, entregando e recebendo correspondências.1923É transportada a 1ª Mala Aérea internacional.1924É iniciado o uso da máquina de franquear correspondências, fabricada pela Universal Postal Frankess, de Londres. O serviço de Expressos internacionais começa a ser utilizado.1927É iniciado o transporte de correspondência por via aérea regular entre a América do Sul e a Europa. A título de experiência, em 24.11.1927, é recebida, no Rio de Janeiro, a primeira mala aérea, vinda de Natal, conduzida pelo avião 606 da CGA.PERÍODO DO DCTO Código Postal Universal, elaborado por ocasião do IX Congresso Universal em Londres em 1929, viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos e dar início a uma nova era na história dos Correios. A chamada Revolução de 30, causou, neste momento, alterações profundas na estrutura político-administrativa do país que atingiram, conseqüentemente, o setor postal. Os Correios, logicamente, não ficaram indiferentes às mudanças e passaram a analisar não só sua estruturação, mas também a evolução de seu desempenho, seus meios e sua capacidade técnica de atender à necessidade de comunicação.Foi então que o novo presidente, Getúlio Vargas, baixou o decreto em 1931 pelo qual fundia a Direção-Geral dos Correios com a Repartição-Geral dos Telégrafos. Originava-se assim o Departamento de Correios e Telégrafos - o DCT, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas, cuja Administração instalou-se, num primeiro momento, no antigo Paço da Praça XV de Novembro, no Rio de Janeiro, onde ficou até ser transferida, posteriormente, para Brasília em 1975.1931É criado o Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. As Administrações dos Correios passam a denominar-se de Diretorias Regionais. É criado o Correio Aéreo Militar, que deu origem ao Correio Aéreo Nacional, permitindo a remessa de correspondências a lugares quase inatingíveis.1934É instituída a Escola de Aperfeiçoamento dos Correios e Telégrafos. Inicia-se o uso de máquina de triagem denominada "Transorma".1936Pela Lei nº 284 de 28/10, o Departamento de Correios e Telégrafos passa à subordinação do Ministério da Viação e Obras Públicas.1941É criado o CAN - Correio Aéreo Nacional. A partir de 1944, começa a ser utilizado, entre outros modelos, o anfíbio Catalina CA.1967O Decreto lei nº 200 institui o Ministério das Comunicações.1968O DCT passa a ser subordinado ao Ministério das Comunicações.PERÍODO DA ECTCom o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil torna-se necessária a reorganização do serviço postal em torno de um modelo mais moderno que o do DCT, que não apresenta infra-estrutura compatível com as necessidades dos usuários. Nesse sentido é criada, em 20 de março de 1969, pela Lei nº 509, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. O surgimento da ECT corresponde a uma nova postura por parte dos poderes públicos com relação à importância das comunicações e, particularmente, dos serviços postais e telegráficos, para o desenvolvimento do País. O ciclo de desenvolvimento ocorrido na década de 70 correspondeu a novas necessidades de uma clientela que, pouco a pouco, viu as distâncias serem encurtadas e percorridas graças ao serviço postal, que se estruturou e passou a desenvolver e oferecer produtos e serviços de acordo com a realidade do mercado e as necessidades de sua clientela.Ao mesmo tempo, nesse período a ECT consolida seu papel como importante agente da ação social do Governo, atuando no pagamento de pensões e aposentadorias, na distribuição de livros escolares, no transporte de doações em casos de calamidade, em campanhas de aleitamento materno, no treinamento de jovens carentes e em inúmeras outras situações em que se demonstra sua preocupação com o bem-estar da sociedade.Paralelamente, a partir de 1980 se intensifica a preocupação com a ação cultural e o desenvolvimento de ações voltadas à preservação do patrimônio cultural do Brasil, sobretudo no que se refere à memória postal.1969Inicia-se o processo de desenvolvimento do Serviço Postal Brasileiro com a criação, em 20 de março, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.1970São criados novos serviços:
SEED - Serviço Especial de Entrega de Documentos.
SERCA - Serviço de Correspondência Agrupada, para executar o serviço de malotes com segurança e regularidade.
LT - Linhas Tronco - Serviço que visa acelerar o curso da correspondência, utilizando o transporte rodoviário fretado. Essa rede de superfície compõe-se de : LTN - ligação entre todas as capitais; LTR - Ligação entre as capitais estaduais e os centros regionais; LTA - Ligação entre os centros regionais e as pequenas localidades e LTI - Linhas rodoviárias internacionais. SEER - o Serviço Especial de Entrega Rápida é ampliado.
1971É concluída a montagem do Centro de Triagem Mecanizado de São Paulo. Cria-se o Centro de Triagem Marítimo de Santos, São Paulo, destinado ao tratamento das Encomendas Postais Internacionais ( Colis Postaux ). Aumenta o número de agências e postos de Correios. São instaladas as Agências Postais Móveis e o serviço de distribuição domiciliária é ampliado. Os envelopes são padronizados, conforme recomendações da União Postal Universal.É editado o Guia Postal Brasileiro com o código de endereçamento postal representado por 5 algarismos. É firmado convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ para a formação de técnicos especializados de nível superior - os Administradores Postais, bem como para a realização de outros cursos para treinamento em níveis médio e de execução. Tem início a construção dos Centros de Treinamento localizados em Recife, Bauru e Porto Alegre.1972É concluída a instalação do Centro de Triagem Mecanizado de São Paulo, sendo, inicialmente, de seis horas diárias o turno de trabalho. São firmados contratos com a firma SOMEPOST com vistas a levantar os diversos problemas postais com relação aos setores de exploração, meios a serem utilizados, organização e racionalização de serviços e avaliação das necessidades de investimento. A ECT inicia suas operações internacionais de Correspondência Agrupada, por meio de convênio com os Estados Unidos. Em 10 de maio, é inaugurado o Centro de Treinamento "Correio Paulo Bregaro", em Recife/PE. É inaugurado o Centro de Treinamento de Bauru.1973São instalados os novos modelos de Caixas de Coleta , em fibra de vidro. É inaugurado o Centro de Treinamento de Porto Alegre/RS. O treinamento atinge, nesse ano, 9.755 funcionários inscritos nos cursos de formação superior e outros.1974São criadas novas unidades, aumentando, assim, o número de Postos de Correios e balcões postais.É inaugurada em outubro a Rede Postal Aérea Noturna - RPN - visando atender aos padrões de qualidade estabelecidos para as cartas e outros objetos de correspondências urgentes. É instituído o Sistema de Comercialização destinado a desenvolver as atividades de marketing da ECT. São lançados novos produtos: aerograma e mensagem de natal.A ECT é agraciada com o Mérito de Marketing de 1974 concedido pela ABM. São instaladas mais de 5.000 caixas de coleta nas capitais e nas cidades mais populosas, facilitando, desta forma, o acesso do usuário aos serviços postais. Ocorre a busca da modernização da rede de agências postais.1975É implantada a Assessoria de Planos e Desenvolvimento e executada a reestruturação do Departamento de Operações Postais. A rede de atendimento se expande . Agências Postais, Postos de Correios, Postos de Vendas de Selos e Agências são inaugurados. O Serviço de Processamento de Dados é implantado. Entra em funcionamento o sistema GENTEX (Rede Interna de Comutação de Mensagens).1976São instalados Centros de Triagem Automática, possibilitando maior rapidez no encaminhamento de objetos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.1978É promulgada a Lei Postal 6.538, que unifica a legislação relativa aos Correios e Telégrafos.É criada, em Brasília, a Escola Superior de Administração Postal - ESAP. É inaugurado o Edifício Sede da ECT em Brasília. É inaugurado o Centro de Triagem de Brasília.1979É realizado o XVIII Congresso da União Postal Universal - UPU na cidade do Rio de Janeiro.1980São inaugurados o Museu Postal e Telegráfico da ECT em Brasília e o Edifício Sede dos Correios do Rio de Janeiro.1981É criado o Serviço de Seguridade dos Correios - POSTALIS. É inaugurado o Edifício Sede dos Correios na cidade de São Paulo. É instituído o Serviço de Documentos Achados e Perdidos.1982É implantado o SEDEX - Serviço de Encomenda Expressa Nacional com prazo máximo de entrega de 24 horas ( D + 1 ) entre as principais capitais do País.1983São criados o Serviço POST-GRAMA, o FAXPOST atual, a carta eletrônica e o Aerograma Internacional.1984A ECT é apontada como a empresa de maior credibilidade em pesquisa realizada pelo instituto GALLUP. O Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Adwaldo Cardoso Botto de Barros - é eleito para a Divisão Geral da União Postal Universal - UPU. É criado o Serviço de Correio Acelerado Internacional - EXPRESS POST.1985O Serviço de Correio Rural é criado. É implantado o Franqueamento Autorizado de Cartas - FAC.1986A ECT participa do Programa de Prioridades Sociais do Governo Federal e da distribuição de livros didáticos e tíquetes de leite. É criada a Rede Postal Aérea da Amazônia.1987O Instituto GALLUP atesta, em pesquisa, o alto índice de pontualidade e qualidade atingido pelos serviços da ECT. O Serviço Acelerado internacional passa a chamar-se Express Mail Service, conhecido pela sigla EMS. A ECT alcança o 1º lugar em produtividade, conforme a Revista Exame, Edição Melhores e Maiores. É criado o Telegrama Pré-datado.1988São criados o Comprovante de Franqueamento - CF e o Serviço EXPORT POST - Encomendas Internacionais com Declaração de Valor. É criada a Caderneta de Poupança Postal. A Revista Exame aponta, novamente, a ECT como a Empresa mais produtiva do setor público brasileiro.1989Inicia-se a implantação do sistema de FRANCHISING para as unidades de atendimento ( Agências ) da ECT. É criada a Grife Correios. São implantadas novas modalidades de SEDEX. A ECT reformula a sua estrutura organizacional e torna-se flexível e adaptável às necessidades da clientela, enfatizando uma postura de marketing mais agressiva visando cumprir sua meta prioritária: a satisfação do cliente.É criado o SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO - SAU.1990É criada a Rede Postal Fluvial da Amazônia. A reformulação nas estruturas da DRs é aprovada na 16ª REDIR em 16/4, resultando na redução no número de Diretorias Regionais, que passam a totalizar 23.1992É inaugurado o Espaço Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO'92- RIO). Os Correios obtêm 92 % de aprovação segundo pesquisa do IBOPE.1996É inaugurado o terminal de carga da DR/RIO no aeroporto do Galeão.1997É implantado o Programa de Qualidade Total, visando formular princípios e adotar nova política de gestão pela Qualidade. Esse Programa inicia uma fase de mudanças buscando lucratividade e desenvolvimento da Empresa, pautados na plena satisfação de seus clientes internos e externos.1998A ECT é agraciada com o prêmio de Melhor Empresa de Serviços Públicos concedido pela edição Melhores e Maiores da Revista Exame. Começa a ser implantado, em dezembro, o projeto de Caixas Postais Comunitárias: um novo conceito de atendimento caracterizado pela prestação de serviços básicos de interesse social em distritos ou regiões urbanas de até 500 habitantes ou de difícil acesso.1999É inaugurado, em 19 de março, o Centro Operacional de Recife / PE: o primeiro sistema de triagem automatizada de nova geração, garantindo maior agilidade ao trabalho de separação de encomendas e malotes. É lançada, no âmbito da Fenasoft em São Paulo, entre os dias 19 e 24 de julho, a Agência Virtual dos Correios On Line - um novo acesso aos serviços principais existentes em agências físicas, como remessas de cartas e telegramas, tabela de preços e tarifas e busca automática do CEP. É inaugurado, em 16 de setembro, o Terminal de Carga Aérea do Aeroporto Internacional de Brasília, constituindo a segunda maior base da Rede Postal Noturna (RPN) no País e ponto estratégico para o transporte aéreo de carga postal dos Correios. É inaugurado, em 20 de setembro, o Centro Operacional de Fortaleza / CE, concentrando, em sua área de 52 mil m2, toda a estrutura de transporte e apoio, atendendo, assim, a demanda do Estado. É implantado, a partir de 15 de dezembro, o sistema de telefonia digital, tornando o Serviço de Telegrama Fonado ainda mais eficiente e melhorando a cobertura e a qualidade do serviço. É inaugurado, em 22 de dezembro, o Centro Operacional e Administrativo de João Pessoa / PB, registrando o esforço dos Correios em ampliar, reformar e melhorar sua estrutura física em diversos Estados. É implantado o conjunto de sistemas automatizados de triagem de objetos postais com a inauguração, em 23 de dezembro, do Centro de Operações Postais (COP) de Benfica, no Rio de Janeiro, que constitui a terceira maior instalação do gênero do País e da América Latina. Começam a ser implantados, no primeiro semestre, o Sistema de Captação de Dados nas Agências (SCADA) e o Sistema de Automação de Agências (SAA) que poupam tempo para o cliente e para os Correios, simplificando rotinas e diminuindo erros operacionais.A ECT é agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura em prol da preservação da cultura brasileira. As iniciativas na área de qualidade e melhoria de desempenho garantem aos Correios duas Medalhas no Prêmio de Qualidade do Governo Federal.2000É inaugurada em 3 de abril a primeira agência do Banco Postal em Sooretama - ES, e posteriormente são inauguradas unidades em Primavera e Tacaimbó (PE), estendendo, assim, a prestação de serviços bancários básicos a milhões de brasileiros que vivem à margem do sistema financeiro tradicional. É realizada em Salvador / BA, entre 11 e 14 de abril, a XVII Exposição Filatélica Luso-Brasileira - LUBRAPEX 2000, da qual participa toda a comunidade lusófona em homenagem aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Na ocasião, é lançado o primeiro selo postal personalizado, com reprodução de foto, podendo ser utilizado para o envio de cartas nacionais e internacionais. É inaugurado, em 12 de abril, o Centro de Memória e Cultura dos Correios no Centro Histórico do Pelourinho em Salvador / BA viabilizando a revelação de novos talentos artísticos, a itinerância de exposições entre os Espaços Culturais da ECT de todo o País e parcerias com outras instituições. É lançado, em 8 de maio em Pernambuco, o Programa Sou Dono da Terra e do Futuro, com o objetivo de desburocratizar a entrega dos títulos de domínio da terra a agricultores assentados, instituindo, desta forma, a cidadania nos assentamentos rurais. É inaugurado em 19 de maio o novo Centro de Operações Postais de São Paulo, aumentando a produtividade e a precisão nos serviços de triagem e assegurando maior agilidade, qualidade e segurança ao tratamento de objetos postais. É inaugurado em 26 de maio o Centro de Operações Postais de Bauru - SP cujas instalações têm capacidade para realizar o tratamento de 520 mil objetos postais por dia, alcançando 108 cidades da região com 20 linhas de transporte.É lançada, em 19 de junho, a Campanha Nacional Antidrogas, reafirmando o compromisso social dos Correios junto ao povo brasileiro. É inaugurado, em 10 de julho na Agência Adolfina de Pinheiros, bairro de Pinheiros / SP, o primeiro quiosque de acesso público à Internet, constituindo mais um passo dos Correios com vistas à universalização dos serviços postais. No mesmo dia, outros 99 quiosques passam a funcionar em outras localidades dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, possibilitando o acesso do cidadão a informações sociais de seu interesse nas áreas de educação, saúde, previdência, etc. O Projeto Carteiro Amigo, campanha de incentivo ao aleitamento materno lançada em 4 de outubro de 1999 no Rio de Janeiro, é contemplado com o Prêmio TOP SOCIAL 2000 concedido pela ADVB (Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil). Os Correios recebem, da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o troféu Top de Marketing 2000 pelo case Correios On Line: a agência dos Correios em sua casa. A ECT recebe o prêmio Top de RH da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) como resultado da implantação do Programa Gestão de Produtividade aplicada aos Correios. A Quadra de selos sobre a prevenção de incêndios nas florestas tropicais recebe em 16 de julho da Academia Olímpica de Vecenza, na categoria Proteção Ambiental, o Prêmio Asiago de Arte Filatélica que constitui a maior premiação mundial na área de Filatelia. Emitida em 1999 e confeccionada em papel reciclado, a quadra apresenta o primeiro selo no mundo a possuir odor e, no caso, de madeira queimada, alertando para o problema dos incêndios em nossas florestas.CORREIOS DO BRASILA realidade de um ambiente globalizado tem se consolidado nos últimos anos, repercutindo nos mais diversos segmentos de atuação. Em função dos grandes desafios dos mercados postais nacional e internacional e do processo de grande efervescência reformista vivido pelos correios dos principais países do mundo, os Correios brasileiros vêm passando por um amplo processo de mudanças, desenvolvendo, dessa forma, ambiciosos programas de reestruturação, tendo como balizadores o Programa de Qualidade Total e significativos investimentos em infra-estrutura, capacitação e treinamento, modernização tecnológica, atendimento ao cliente e lançamento de produtos e serviços. Para fazer frente aos novos desafios, aos 31 anos a ECT se prepara para assumir uma nova postura como empresa de economia mista, que passará a se denominar Correios do Brasil S.A. Nesta nova fase o Poder Executivo deve realizar diversas operações patrimoniais, societárias e administrativas no sentido de possibilitar à nova empresa uma maior flexibilidade de gestão e uma maior competitividade. Esta reforma, proposta pelo anteprojeto da Lei Geral do Sistema Nacional de Correios, em tramitação no Congresso Nacional, propõe a abertura do mercado postal a operadores privados que, por sua vez, poderão competir pelos serviços ou explorar novos negócios em parceria com os Correios do Brasil. Desafiados, portanto, a responder a essas novas perspectivas, os Correios manterão seus esforços concentrados na adoção de medidas cada vez mais rápidas e ousadas, buscando tornar seus serviços ainda mais modernos e eficientes, ao mesmo tempo em que ampliam sua atuação social, o que certamente assegurará a manutenção da credibilidade da qual desfrutam junto à sociedade.

REFERÊNCIA:
http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br/artigos/hpostal/hpbrasil.htm

SELOS EM COMEMORAÇÃO AOS LIONS CLUBE.

NACIONAL LIONS 1965.

LIONS CLUBE 1965

JUBILEU DE OURO DO LIONS CLUBE

CONVENÇÃO DO LIONS CLUBE.

LIONS CLUBE DE 1977.


LIONS CLUBE DE 1977.

A FILATELIA TEMÁTICA.

A FILATELIA TEMÁTICA, por Evandro A. Rocha.

A modalidade filatélica que mais atrai os novos filatelistas é, sem dúvida nenhuma, a Temática. Por quê? Essa resposta deve ser buscada nos primórdios da filatelia. Ao surgir, o selo representava apenas a figura do governante do país emissor. Não passava pela mente dos governantes da época, a força comunicativa que aqueles pedacinhos de papel possuíam. Até o final do século passado assim foi., porém, em 1893, os Estados Unidos lançaram uma série de 16 selos para comemorar o quarto centenário do descobrimento da América por Cristóvão Colombo. Consta, que a época, essa decisão foi muito criticada, aliás como toda inovação, porém, logo o exemplo americano foi seguido por diversas administrações postais. O Brasil, que sempre esteve aberto a essas inovações, não demorou muito e lançou uma série de quatro selos para comemorar o Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil (1/1/1900).A partir desta época, jovens colecionadores passaram a fazer um novo tipo de colecionismo, tendo por base o assunto retratado: fatos históricos, personalidades, animais, etc. Esse tipo de coleção passou a ser conhecida como "coleção didática ou por assunto". Porém, os colecionadores mais antigos e tradicionalistas não admitiam essa heresia, não permitindo, inclusive, participações de tais coleções em exposições. Muitas foram as discussões e batalhas sobre o assunto, até que, prevalecendo o bom senso, essas coleções passaram a ser admitidas, mas com muitas restrições. Essa situação permaneceu até que a FIP (Federação Internacional de Filatelia) estabeleceu que estas deveriam ser desmembradas em dois grupos: coleções por assunto e Temáticas propriamente ditas. Essa condição permaneceu até 1985 quando a FIP resolveu extinguir a modalidade "por assunto" permanecendo apenas a Classe Temática.Após longas discussões, a batalha estava parcialmente vencida, pois apesar de aceita por força do regulamento, a nova modalidade não conseguia um prêmio significativo em nenhuma exposição. Algumas medalhas já haviam sido distribuídas para os pioneiros da modalidade, porém, faltava uma premiação que viesse de fato coroar a temática como uma especialidade adulta.Esse momento veio com a coleção "A Ave, Uma História" do colecionador Eider Araújo Rangel, que na BRAPEX 88, ganhou o grande prêmio da exposição. A seguir obteve a medalha de ouro e prêmio especial na PHILEXFRANCE 89 concorrendo coma as mais expressivas coleções européias. E, para finalizar, ganhou o grande prêmio da BRASILIANA 89 competindo com as demais classes, em nível internacional.Hoje a filatelia temática é, indiscutivelmente, a modalidade de colecionismo filatélico mais aceita em todo o mundo, em virtude, principalmente, da maior facilidade de aquisição de material, variedade de assuntos abordados e beleza das peças.Talvez o maior atrativo oferecido pela Filatelia Temática, seja exatamente a imensa gama de opções que oferece ao colecionador iniciante, que procura selos com os quais tenha afinidades ou que sejam de temas atuais como a "Astrofilatelia e Espaço" que já começa a rivalizar com a "Aerofilatelia".Quando dizemos que Filatelia é cultura, só estamos afirmando o óbvio, pois em pouco mais de uma polegada quadrada de papel estão reunidos conhecimentos capazes de preencher folhas de enciclopédias. Mal comparando, podemos dizer que um selo é um "chip" de papel pois ambos armazenam informações inimagináveis.Sempre que transmitimos nossa experiências aos iniciantes na arte do colecionismo de selos, costumamos dizer que, para ser um bom filatelista temático, o candidato deve possuir boa base do assunto que deseja colecionar sob pena de montar uma coleção superficial ou ter que se dedicar a fundo para assimilar os conhecimentos contidos nos selos e demais peças do assunto escolhido.Caso o filatelista não deseje participar de exposições competitivas, mas apenas montar uma coleção para sua satisfação pessoal, nada impede de se utilizar qualquer tipo de selo ou peça (mesmo aquelas que são rejeitadas pelos regulamentos) ou calcada em grandes textos descritivos de acordo com sua erudição.


REFERÊNCIA:
http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br/artigos/filatematica/tematica.htm