domingo, 19 de julho de 2009

SELO - OLHO DE BOI


DICIONÁRIO DE FILATELIA - LETRA F.

abrafite@abrafite.com.br
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA


DICIONÁRIO DE FILATELIA


TERMO
SIGNIFICADO

FAC SIMILE
Reprodução do selo, em suas cores e dimensões naturais.

FALSO
Selo feito com fins fraudulentos, por particulares, lesando aos correios e aos filatelistas.

FANCY CANCELLATION
Significa os carimbos com desenhos de fantasias (figuras de animais, vegetais, desenhos, etc.) utilizados nos EUA.

FAX POST
Serviço postal. "É o serviço que consiste na remessa de mensagens (transmissão e recepção de documentos) por meio de fac-símile. O serviço se destina a pessoas físicas e jurídicas. Quais são as modalidades de envio?1. Da agência da ECT para agência da ECT;2. Da agência da ECT para o fax do usuário;3. Do fax do usuário para a agência da ECT. Como funciona?O cliente envia a mensagem do seu fac-símile ou, caso não o tenha, deverá se dirigir a uma agência dos Correios e solicitar o envio da mensagem. Caso o destinatário não possua o aparelho de fac-símile, a mensagem será enviada para a Agência mais próxima do endereço do destinatário. "(website
www.correios.com.br)

FDC
Sigla de Firs Day Cover. Ver envelope de 1 º Dia de Circulação.

FEBRAF
Sigla da Federação Brasileira de Filatelia. Entidade que congrega os clubes filatélicos nacionais e representa o Brasil junto à FIP e FIAF. Fundada em 1976.
www.febraf.org

FEFIESP
Sigla da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo. Entidade que congrega os clubes paulistas. Fundada em 1976.
www.fefiesp.com.br

FEFINUSC
Sigla da Federação das Entidades Filatélicas de Santa Catarina. Entidade que congrega os clubes catarinenses.

FEIRAS FILATÉLICAS
Feiras comerciais realizadas periodicamente. Existem feiras em praça pública em diversas cidades, como São Paulo.

FELICITAÇÕES DO JURI
Premiação especial do júri, em complemento a uma medalha, para uma coleção com características especiais para merecer esta distinção, como originalidade ou pesquisa filatélica.

FERRUGEM
Manchas que aparecem no papel do selo, caso não esteja em ambiente seco. É uma anomalia progressiva que pode acabar por danificar o selo. Pode ser eliminada (ver selo lavado).

FIAF
Sigla da Federação Interamericana de Filatelia. Entidade que congrega as federações filatélicas dos paises americanos.

FICHA DE INSCRIÇÃO
Formulário padronizado para inscrição em exposições filatélicas.

FILATELIA
Arte e ciência de colecionar selos postais. Do grego "PHILOS" significando amigo e "ATELEIA", significando isenção de imposto, ausência, ou "TELOS" significando imposto, surgiu junto com os primeiros selos postais.

FILATELIA CONSTRUTIVA
Antiga denominação da Filatelia Temática, totalmente em desuso.

FILATELIA JUVENIL
A Filatelia Juvenil é o setor da Filatelia que congrega colecionadores com idade até 21 anos.

FILATELIA MODERNA
Uma coleção de FILATELIA MODERNA é constituída por selos e peças filatélicas emitidas no período posterior à Segunda Guerra Mundial.

FILATELIA TEMÁTICA
Filatelia Temática é o segmento da Filatelia no qual a coleção conta uma história, analisa um tema específico ou apresenta uma tese.

FILATELIA TRADICIONAL
Coleção filatélica ordenada por país e em ordem cronológica. Uma coleção de


FILATELIA TRADICIONAL abrange todos as aspectos da Filatelia. Qualquer coleção será considerada como de Filatelia Tradicional, a menos que se integre numa das outras classes especializadas.

FILATELIA SOCIAL
Representa um estudo do desenvolvimento dos sistemas sociais e dos produtos derivados da operação de sistemas postais. Neste tipo de coleção podem ser incluidos material normalmente encontrado em outras Classes Filatélicas bem como itens não filatélicos relacionados diretamente com as operações e produtos de um sistema postal, como equipamentos de agências postais ou material elaborado pelo comércio para usar ou refletir os produtos e serviços de uma agência postal.

FILATELISTA
Colecionador de selos. Aquele que coleciona metodicamente os selos postais e peças filatélicas.

FILIGRANA
Marca do papel inserida quando da confecção do selo, sendo visível somente quando os mesmos são examinados contra a luz ou com auxílio do filigranoscópio e de benzina retificada. Atualmente não é mais usada, sendo substituída pela "fosforescência" do papel. Também chamada marca d'água.

FILIGRANA INVERTIDA
Posição de filigrana, em posição inversa à normal.

FILIGRANOSCÓPIO
Recipiente de plástico, louça ou vidro, de dimensões variadas, de fundo preto, onde se coloca o selo para identificação das filigranas do papel e o estado do selo, após aplicar algumas gotas de benzina retificada . Permite visualizar eventuais defeitos, como o adelgaçamento. É de grande utilidade, baixo custo e indispensável ao filatelista. Existem aparelhos eletrônicos com a mesma finalidade.

FIPO
Sigla da Federation International de Philatelie Olympique, Federação Internacional de Filatelia Olímpica, fundada em 1982, congregando a filatelia olímpica.

FIRST DAY COVER - FDC
VER FDC

FIP
Sigla da Federation International de Philatelie, (Federação Internacional de Filatelia), com sede em Genebra (Suíça) e fundada em Paris em 18/06/1926. O Brasil filiou-se à FIP em 1935, por intermédio da Federação das Sociedades Filatélicas Brasileiras. Tem por função regulamentar as exposições e os tipos de coleções, visando sua normatização. Ver
www.f-i-p.ch/

FIPCO
Sigla da Federation Internacional de Philatelie Constructive, entidade não mais existente.

FISCAL
Ver selo fiscal

FLECHA
Pequena peça colada à folha da coleção, visando destacar um detalhe da peça filatélica.

FOLHA
Conjunto de selos cercado por margens, constituindo o conjunto impresso e vendido pelos correios. O número de selos numa folha varia bastante, de acordo com os critérios de emissão e o tamanho do selo.

FOLHA DE AVALIAÇÃO
Modelo padronizado de avaliação de coleções, adotado pelas Federações e utilizado nas exposições filatélicas competitivas.

FOLHA MINIATURA
Folha de selos, de pequenas dimensões, com poucos selos em relação a uma folha convencional.

FOLHINHA
Peça filatélica impressa pelos correios ou por particulares com autorização dos correios, geralmente com carimbo comemorativo, para divulgar um evento. Não confundir com máximo postal ou inteiro postal. A folhinha não é uma peça postal, portanto não possui poder de franquia.

FOLHINHA COMEMORATIVA
Ver folhinha.

FONO POSTAL
Serviço postal adotado por alguns países para enviar discos ou fitas com mensagens gravadas.

FORMATO
Figura geométrica que caracteriza o selo, podendo ser retangular, quadrado, triangular, oval, redondo, irregular, etc. Expresso em milímetros, compreendendo a área do desenho, excluindo-se as margens. Indica-se sempre a dimensão horizontal em primeiro lugar. Os selos na sua grande maioria são retangulares.

FORA DE CURSO
Selo retirado de circulação.

FOSFORECÊNCIA
Substância luminescente existente no papel utilizado para impressão de selos, que se destina à separação de cartas feita por triagem eletrônica e segurança contra eventuais falsificações em substituição à filigrana. Pode ocorrer em todo o selo ou apenas em parte dele, em faixas, geralmente nas suas margens.

FRAGMENTO
Recorte proveniente de envelope, inteiro postal ou invólucro postal, contendo selo e carimbo. No caso de inteiros postais, trata-se do fragmento da peça, contendo o selo impresso (cut square).

FRANQUIA
Pagamento do porte da correspondência enviada pelos correios. Pode ser manual, quando efetuada em troca de um ou mais selos ou mecânica, quando a correspondência passa através de uma máquina denominada máquina de franquia.

FRANQUIA DIPLOMÁTICA
Isenção de porte concedida ao corpo diplomático.

FRANQUIA MECÂNICA
Processo de franqueamento de correspondência por meio mecânico, podendo ser oficial quando a máquina é da administração postal ou particular, quando a máquina é alugada a usuários particulares. Também recebe o nome de mecanofilia.

FRANQUIA POSTAL
Isenção de pagamento de porte. Concedido a determinadas entidades pelas administrações postais.
Atenção : Este dicionário é parcial e está sendo complementado.

Site desenvolvido por
Computação Gráfica e Design© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática.

DICIONÁRIO DE FILATELIA - LETRA E.

abrafite@abrafite.com.br
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FILATELIA TEMÁTICA


DICIONÁRIO DE FILATELIA


TERMO
SIGNIFICADO

ECT
Sigla da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Criada em 1969, é empresa que detém o monopólio das comunicações postais no Brasil, sendo a responsável pela produção e emissão de selos postais, carimbos comemorativos e demais peças filatélicas.

EDITAL
Impresso emitido pelas administrações postais com a finalidade de tornar público e oficializar o lançamento de uma peça filatélica. Contêm o histórico da peça e seus detalhes técnicos.

EMENDA DE BOBINA
Denominação de uma variedade produzida pela emenda da bobina do papel, quando da impressão do selo.

EMISSÃO CONJUNTA
Selo emitido conjuntamente por dois ou mais países.

EMISSÃO PARTICULAR
Selos emitidos por entidades particulares, sem nenhum valor postal.

ENSAIO
Diferentes desenhos de selos apresentados para aprovação, utilizados para escolher o desenho definitivo de um selo, dos quais se tiram provas.

ENCOMENDA
Tipo de objeto postal. Ver regulamentos postais.

ENCONTRO FILATÉLICO
Evento filatélico composto de atrações variadas, tais como comércio filatélico, exposição, palestras, etc.

ENTALHE
Ver talho doce.

ENVELOPE CIRCULADO
Envelope realmente utilizado no sistema postal.

ENVELOPE TRANSPARENTE
Envelope de papel transparente, (tipo celofane, manteiga ou similar), para acondicionar selos.

ENVELOPE DE 1 º DIA DE CIRCULAÇÃO
Envelope contendo a menção "1 º Dia", provido de um ou mais selos de uma mesma série, obliterados com a data do dia de sua emissão. Internacionalmente conhecido pela sigla FDC, em inglês First Day Cover.

ERINOFILIA
Estudo e colecionismo de etiquetas. As etiquetas não são postais, mesmo as apostas em envelopes.

ESCOLHA
Classificação pelo estado de conservação de um selo. Selo de 1 ª escolha - selo perfeito; selo de 2 ª escolha - selo em estado razoável, com pequeno defeito; selo de 3 ª escolha - selo defeituoso.

ESFOLADO
Ver adelgaçado.

ESPECIAL
Ver selo especial.

ESPECIALISTA
Colecionador que se dedica a determinado tipo de coleção ou de emissão ou que se especializou em determinada área da Filatelia.

ESPESSURA
Refere-se ao papel do selo, do encorpamento do papel e pode ser medida na unidade micra pelo micrômetro, caracterizando um selo.

ESTADINHO
Tipo de filigrana de selos brasileiros.

ESPECIMEN
É um selo de amostra, enviado pelas Administrações Postais à UPU, para sua divulgação aos países membros, bem como a autoridades do próprio país, não tendo valor de franquia. Apresentam a sobrecarga SPECIMEN, AMOSTRA OU MUESTRA..

ESPERTO
O mesmo que perito.

ESTADO
Item do regulamento que trata da qualidade do material exposto.

ESTADINHO
Filigrana de selos brasileiros.

ESTAFETA
Denominação de antigo tipo de servidor postal e, também, antiga denominação de transportador postal.

ESTAMPA
O mesmo que folha.

ETA
Sigla de Empresa de Transportes Aéreos e, também, denominação dos selos aéreos desta empresa.

ETIQUETA (1)
Vinheta colorida ou não, assemelhada a um selo postal e, sob autorização postal, aposta em envelopes. São de emissão particular, não são postais.

ETIQUETA (2)
Etiquetas postais, para caracterizar registrados, cartas aéreas, expresso e outros serviços postais. Tem valor postal e filatélico, podendo ser usadas nas coleções.

EXFIJUBRA
Sigla de Exposição Filatélica Juvenil Brasileira. Exposição patrocinada pela ECT, a fim de estimular os jovens na iniciação na filatelia, como um dos mais valiosos investimentos culturais. Até o momento foram realizadas 5 EXFIJUBRAs.

EXPERT
Ver perito.

EXPERTIZAÇÃO
Ver peritagem.

EXPOSIÇÃO
Evento máximo para o filatelista, quando ele pode exibir em público a sua coleção.

EXPOSIÇÃO BINACIONAL
Exposição filatélica reunindo 2 (dois) países, como, por exemplo a Lubrapex (Brasil e Portugal)

EXPOSIÇÃO COMPETITIVA
Exposição filatélica na qual as coleções são avaliadas por um corpo de jurados.

EXPOSIÇÃO ESTADUAL
Exposição filatélica de âmbito estadual, como as realizadas pela FEFIESP no estado de São Paulo.

EXPOSIÇÃO INTERAMERICANA
Exposição filatélica de âmbito inter-americano, geralmente com patrocínio da FIAF.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
Exposição filatélica de âmbito internacional, reunindo diversos países.

EXPOSIÇÃO LOCAL
Exposição filatélica de âmbito local, isto é, apenas da cidade que a organizou.

EXPOSIÇÃO MUNDIAL
Exposição filatélica de âmbito mundial, geralmente com patrocínio da FIP.

EXPOSIÇÃO NACIONAL
Exposição filatélica de âmbito nacional, podendo ser geral ou de uma ou mais classes filatélicas, organizada de acordo com os regulamentos da Febraf.

REGIONAL
Exposição filatélica de uma das regiões (Norte-Nordeste, Centro ou Sul), organizada de acordo com os regulamentos da Febraf,

NÃO COMPETITIVA
Exposição filatélica de caráter não competitivo, isto é, cujas coleções expostas não são submetidas a julgamento.

EXPOSITOR
Aquele que expõe a sua coleção de selos.

EXPRESSO
Ver selo expresso

EUBRASIL
Tipo de filigrana de selos brasileiros.

EVENTO FILATÉLICO
Exposição, congresso, curso, encontro, enfim qualquer atividade filatélica aberta a participação do público.
Atenção : Este dicionário é parcial e está sendo complementado.

Site desenvolvido por
Computação Gráfica e Design© 2003 ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática. Todos os direitos reservados.